Ebooks

Os e-books disponibilizados abaixo foram implementados em nosso site a partir da plataforma de código aberto epub.js.
Um passo importante na busca por autonomia em relação à distribuição de conteúdos digitais, esperamos que desfrutem.
Boas leituras!

Pandemia: a antítese entre sociedade e mercado

Marcio Sotelo Felippe
Categoria:

Originalmente publicado no dossiê da “Cult #257 – Ética em tempos de peste”, o texto é uma análise da pandemia sob a ótica das desigualdades sociais. O vírus é um, mas as pandemias são duas. O texto analisa a visão de mundo do neoliberalismo, de Hayek a Thatcher, e como ele faz das sociedades uma luta de todos contra todos, uma espécie de estado de natureza hobbesiano. A pandemia escancara essa realidade.

Abrir

Quando jogos se tornaram arte

Marcelo Augusto Boujikian Felippe
Categoria:

Quando jogos se tornaram Arte é um breve ensaio que busca traçar um paralelo entre o desenvolvimento de jogos eletrônicos e a História da Arte.
Sua intenção é demonstrar como a evolução deste suporte material, em um período de aproximadamente 50 anos, mimetizou naturalmente a progressão cultural milenar em que está inserido.

Abrir

Paradoxo: o ponto de poder

Marcelo Augusto Boujikian Felippe
Categoria: ,

Breve ensaio que investiga a notável presença do paradoxo como componente formal da sabedoria proverbial chinesa e de poemas do cânon taoista. A partir de análises discursivas e literárias apoiadas nas máximas conversacionais de Paul Grice e nos chamados estudos da “filosofia da linguagem”, postulam-se princípios que sugerem uma perspectiva de vida para além das amarras da lógica e da racionalidade.

Abrir

Cultivo saudável da energia sexual masculina

Marcelo Augusto Boujikian Felippe
Categoria: ,

Breve ensaio que analisa os hábitos sexuais dos homens nas sociedades contemporâneas, caracterizadas por uma exposição intensiva e simultânea à conteúdos pornográficos e ideais românticos. Investigam-se, nas esferas individual e coletiva, os danos que são causados por essa combinação, bem como as possibilidades de revertê-los, a partir de uma conjunção de estudos taoistas e biológicos.

Abrir