Ebooks

Os e-books disponibilizados abaixo foram implementados em nosso site a partir da plataforma de código aberto epub.js.
Um passo importante na busca por autonomia em relação à distribuição de conteúdos digitais, esperamos que desfrutem.
Boas leituras!

Consulta ao I Ching: quais as lições da pandemia?

Wagner Canalonga
Categoria:

Para o confucionismo e o taoismo, I Ching – O Tratado das Mutações é o primeiro e mais importante dos estudos. Ele nos descerra os segredos das duas tradições. Seu surgimento remonta a tempos longínquos, em que se confundem aspectos históricos e mitológicos. Sua presença imemorial e seu impacto fazem dele o pilar fundamental para as duas principais tradições filosóficas originárias da China.
Contudo, para além de um tratado filosófico, o I Ching também configura um sistema simbólico que tem sido utilizado por milênios como ferramenta para consulta oracular.
Os 64 hexagramas que compõem o I Ching são ilustrados por um sistema gráfico de linhas vazadas e contínuas, que representam respectivamente as polaridades Yin e Yang. Estes símbolos se referem a situações arquetípicas e universais, que se repetem de forma infalível nas interações entre os seres vivos, desconsiderando o passar dos séculos e a localização geográfica dos envolvidos.
“Quais as lições da pandemia?” é a pergunta feita ao oráculo por Wagner Canalonga, mestre regente do Templo do Tesouro do Espírito em São Paulo, em consulta realizada em maio de 2020.

Abrir

Paradoxo: o ponto de poder

Marcelo Augusto Boujikian Felippe
Categoria: ,

Breve ensaio que investiga a notável presença do paradoxo como componente formal da sabedoria proverbial chinesa e de poemas do cânon taoista. A partir de análises discursivas e literárias apoiadas nas máximas conversacionais de Paul Grice e nos chamados estudos da “filosofia da linguagem”, postulam-se princípios que sugerem uma perspectiva de vida para além das amarras da lógica e da racionalidade.

Abrir

Cultivo saudável da energia sexual masculina

Marcelo Augusto Boujikian Felippe
Categoria: ,

Breve ensaio que analisa os hábitos sexuais dos homens nas sociedades contemporâneas, caracterizadas por uma exposição intensiva e simultânea à conteúdos pornográficos e ideais românticos. Investigam-se, nas esferas individual e coletiva, os danos que são causados por essa combinação, bem como as possibilidades de revertê-los, a partir de uma conjunção de estudos taoistas e biológicos.

Abrir